Seguidores

19 de out de 2009

A CORTINA DO SILENCIO


19/10/2009

Com apoio de uma grande mídia incapaz de ver a verdade ainda que ela lhe fosse pingada nos olhos como colírio, cerrou-se uma cortina de silêncio sobre o que aconteceu nos últimos 18 anos da vida política e econômica nacional. E uma espécie de Mal de Alzheimer instalou-se na memória do país, afetando a capacidade de análise. Tudo em perfeita cumplicidade com o estelionato através do qual Lula, ao esticar a mão para colher os frutos do laborioso plantio promovido por seus dois antecessores, assumiu como coisa sua o conjunto da obra.
Para que isso acontecesse, assim como os cãezinhos fazem com suas necessidades, Lula cuidou de jogar terra em cima das bobagens – digamos assim – que fez e disse contra todas as mudanças estruturais empreendidas nos governo de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. O modo como Lula enterrou 12 anos do trabalho planejado e executado pela devastadora máquina do petismo, foi de uma desfaçatez inominável: "a gente, na oposição faz muita bravata"... Pronto! Toda a injúria, toda a irresponsabilidade, todo o malefício que foi gerado e que tanto atrapalhou a vida de quem governava ficam do tamanho de uma bravata, ganham a rápida indulgência plenária – e tudo segue conforme concebido nos salões do poder.
Em sucessivos debates em rádio e TV, tenho desafiado o lulopetismo a apontar uma única iniciativa pessoal de Lula à qual se possa atribuir a estabilidade da economia brasileira e sua trajetória superior às expectativas durante a atual turbulência da economia mundial. Não há uma só! Nada! O lulopetismo sabe que essa estabilidade se deve a um conjunto de significativas providências de natureza estrutural, adotadas e preservadas teimosamente, a despeito do constante ataque da artilharia retórica e publicitária do lulopetismo. Foram oito essas medidas saneadoras:
1) o Plano Real, ao qual o lulopetismo se opôs vigorosamente
2) a abertura da economia brasileira, à qual o lulopetismo denominava "globalização neoliberal"
3) o fim do protecionismo à indústria nacional, que o lulopetismo chamava de "entrega da nossa indústria às multinacionais"
4) o Proer, que deu solidez ao sistema bancário nacional e criou severos mecanismos de fiscalização que impediram a reprodução, no Brasil, dos financiamentos tipo subprime (a esse Proer o lulopetismo acusava de "dar dinheiro do povo para banqueiro")
5) o cumprimento das nossas obrigações com os credores internacionais, prática responsável, contra a qual o lulopetismo se opunha ferozmente e que Lula chamava de "dar aos ricos o dinheiro dos pobres”, ou de “pagar a dívida com o sangue do povo", prejudicando a imagem do país, ampliando o “Risco Brasil” e onerando a nossa dívida
6) a geração de superávit fiscal, que o lulopetismo combatia, afirmando tratar-se de "guardar dinheiro para dar ao FMI enquanto o povo passa fome”
7) a primeira reforma da previdência, que o lulopetismo oposicionista combateu como um leão e que o Lula presidente já teve 2320 dias para mudar e não mudou
8) o apoio dado à agricultura empresarial, que duplicou a produção nacional de grãos, fazendo com que ela saltasse das 70 milhões de toneladas nas quais estava estagnada havia mais de uma década para 130 milhões de toneladas (a isso o lulopetismo chamava "modelo agrícola exportador, que desemprega e não produz alimentos", embora seja exatamente daí que vem quase todo o lastro de nossas atuais divisas)
Tenho certeza de que os lulopetistas leem essa lista sem nenhum constrangimento. Depois, olham-se do espelho e gostam do que veem. Ainda que essa lista lhes traga à memória antigas passeatas, surradas páginas da velha cartilha e muito xingatório desfechado contra a “direita neoliberal”, ainda que ela explicite objetos de seus ódios ancestrais e malquerenças que semearam durante anos a fio, tudo se passa como se não fosse coisa deles nem com eles. O inteiro receituário contido nessa lista, em relação ao qual Lula presidente não ousou mexer numa vírgula, evadiu-se da memória nacional como coisa irrelevante.

.......................................Nao deixe de ler tudo nohttp://www.faroldademocracia.org/
PERCIVAL PUGGINA

3 comentários:

paulinho damascena disse...

Seu Blog é muito bom, bastante informativo, mas me permita discordar de suas palavras criticando o governo Lula. Acho que seu post está recheado com um bocado de miopia, pois não está tendo a inteligência ou a vontade de ver o que de bom o governo Lula fez pelo Brasil. São sete anos de erros, mas tb de acertos. Nenhum outro governante fez tanto pelas classes sociais menos favorecidas. Nenhum outro governante, foi tão eficaz e tão respeitado no exterior do que Lula. Então, por que as criticas tão ferozes e tão mordazes? Por que? Simplesmente, por inveja ou por dor de cotóvelo? Por que Lula e o PT está conseguindo fazer no Brasil em oito anos o que os outros governos não conseguiram em 500 anos?

Faço um exame de consciencia e não repita criticas infundadas. Mesmo assim gostei do teu Blog.

http://souzapc.zip.net/

Adolfo Krause disse...

Ao

Blog TEREZACS.BLOGSPOT.COM,

Fico feliz quando alguem chega A falar coisas do tipo que o sr. Paulinho Damascena DISSE APÓS LER UM DOS MAIS SÁBIOS TEXTOS SOBRE A BANDIDAGEM POLÍTICA LULISTA E STALINISTA DO pt BRASILEIRO.

Eu disse pt brasileiro, por que existe vários pts com outros nomes em outros países.

Existe o do Ditador Chávez, existe o do Ditador Fidel Castro e podia citar aqui vários além do pt do ZÉ-LAIA. (zé-laia por causa do chapéu dele) Esse tal de zé de Honduras, além de agitar a população contra a ordem, ainda descumpriu a constituição Federal de Honduras, e foi condenado a deixar a cadeira de presidente e ser preso pelo poder judiciário de lá, e, aqui no Brasil, o senhor Lula enfiou o nariz lá, e deu guarida ao zé.

Fique tranquilo senhor BLOGUISTA TEREZACS.

O Lula está lentamente implantando a ditadura no Brasil e a nação não está nem percebendo.

Eu disse que fiquei feliz, porque deu pra a gente ver que tem realmente pessoas que não estão vendo a Roubalheira, e a ditadura que está se aproximando.

O Lula é realmente LOBO COM VESTIDO DE OVELHA.

Vamos adiante Terezacs.

Parabéns terezacs.

Depois eu falo mais

"Política sem medo" disse...

Caro Adolfo, nao encontrei o seu link para responder mas agradeco aqui mesmo o seu comentario a respeito do post. Nao sei se nossa reacao adiantara muita coisa. O povo brasileiro esta parecendo aqueles prisioneiros nazistas que iam de cabeca baixa para a camara de gas.So que eles estavam famintos e nao tinham forcas, ja os brasileiros tem e covardia.Abraco Tereza