Seguidores

CORRIDA CONTRA O FORO DE SAO PAULO

CORRIDA CONTRA O FORO DE SAO PAULO
JUIZ SERGIO MORO, NOSSO ORGULHO!

30 de jul de 2016

RETROSPECTIVA DOS CRIMES JA DESCOBERTOS DE LULA DA SILVA



Todas as investigações contra Lula


Os advogados de Lula e família encontram-se soterrados de processos do famoso cliente. Para que não nos percamos, vejam uma lista de investigações em andamento que incomodam  o ex-presidente. Este post é atualizado sempre que há algum avanço nessas investigações:

Obstrução de Justiça e suborno a Cerveró

No dia 3 de maio, Lula foi denunciado por Rodrigo Janot no inquérito que apura o esquema do governo federal para silenciar Nestor Cerveró e por obstrução da justiça com sua nomeação de Lula ao ministério para fugir das investigações da Lava Jato. Leia aqui. Fazem parte desse inquérito as interceptações telefônicas que explicitaram a articulação e preparo de um salvo-conduto  preparado por Dilma para Lula apresentar caso agentes da polícia o abordassem para prendê-lo preventivamente.
A trama da compra do silêncio de Cerveró, que levou o senador Delcídio do Amaral à prisão por ser flagrado propondo um esquema de fuga e financiamento ao ex-diretor da Petrobras, teria sido planejada e coordenada por Lula. A delação de Delcídio deixa bem claro que foi Lula quem montou o plano. Leiam a respeito aqui, vejam a reportagem do Jornal Nacional.
ATUALIZADO EM 14/06/2016 – Inquérito remetido à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Leia aqui.
ATUALIZADO EM 21/07/2016 – O MPF do Distrito Federal reiterou a denúncia de Janot. Isso foi necessário pois o ministro do STF, Teori Zavascki, remeteu o processo ao MPF-DF devido aos denunciados todos terem perdido foro privilegiado. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 29/07/2016 – O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e transformou Lula oficialmente um réu por obstrução de justiça. Leiam aqui.


Fraude fiscal – O Sítio em Atibaia

  • Mostramos como uma fazenda não-declarada oficialmente por Lula era apresentada como propriedade dele em notas de sua assessoria. Esta propriedade pode levar o ex-presidente a responder por fraude fiscal. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 10/02/2016 – O Juiz Sérgio Moro determinou a abertura de um inquérito exclusivo dentro da Lava Jato para tentar saber por que as empreiteiras reformaram o lugar, por que Bumlai também fez melhorias por ali, por que Lula tanto frequentava o lugar e por que a assessoria de Lula afirmava ser dele a propriedade.
ATUALIZADO EM 22/02/2016 – Aberto o inquérito da Polícia Federal para apurar o Sítio. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 14/06/2016 – Este inquérito também foi remetido novamente à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, após ficar nas mãos de Teori Zavascki. Leia aqui.
ATUALIZADO EM 29/07/2016 – Relatório da Polícia Federal que conclui que Lula realmente orientou as reformas no sítio de Atibaia foram anexados ao inquérito sobre o sítio. As provas são contundentes. Leiam aquiaqui e aqui.

Tráfico Internacional de Influência e Odebrecht

  • Lula está sendo investigado por suposto tráfico internacional de influência após o término de seu mandato. O inquérito foi aberto pelo Núcleo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal. Lembrem aqui e aqui;
  • No dia 30 de setembro a revista Época informava que e-mails poderiam comprovar o lobby de Lula em favor da Odebrecht enquanto era presidente. No dia seguinte o Estadão detalhou os e-mails que deixam muito claras as ações. Leiam aqui aqui;
  • Uma reportagem da revista Época incomodou o ex-presidente Lula por revelar como Lula agiu em Cuba para favorecer a Odebrecht. Este tema deve gerar um inquérito próprio, como desdobramento de outro mais amplo (o de tráfico internacional de influência). Relembrem aqui;
ATUALIZADO EM 13/02/2016 – Os e-mails revelados pela revista Época passaram a ser usados pelo Ministério Público Federal que agora investiga oficialmente se Lula atuou em favor da Odebrecht em pleno mandato presidencial. Leiam a reportagem aqui.
ATUALIZADO EM 21/05/2016 – A Polícia Federal conduziu o sobrinho de Lula,  Taiguara Santos, na Operação Janus. Ele também seria beneficiário das falcatruas e favorecimentos de Lula à empreiteira. Leiam a reportagem aqui.

Operação Lava Jato

  • A Polícia Federal havia pedido para ouvir Lula no âmbito da Operação Lava Jato. O pedido estranhamente foi remetido ao STF mesmo sem Lula ter foro privilegiado. Passando pelo STF, Teori Zavascki foi além de suas atribuições e permitiu que o ex-presidente seja ouvido mas sob a condição de testemunha. Relembrem clicando aqui e aqui;
  • O ex-presidente do PP afirmou a investigadores que o Petrolão foi criado por Lula e planejado em reuniões dentro do Palácio do Planalto. Relembrem aqui;
  • Alberto Youssef já afirmou por diversas vezes que Lula sabia do esquema do Petrolão. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 22/02/2016 – Na Operação Acarajé, 23a fase da Lava Jato, Lula é citado como suspeito de envolvimento em diversos crimes. Vejam aqui.
ATUALIZADO EM 04/03/2016 – Lula foi alvo da Operação Aletheia, 24a fase da Lava Jato. Seu apartamento, o sítio em Atibaia, o tríplex no Guarujá e o Instituto Lula foram alvos de operação de busca e apreensão, enquanto Lula foi conduzido para prestar depoimento ao posto da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas. Lembrem aquiaqui aqui.
ATUALIZADO EM 04/05/2016 – Lula foi incluído no inquérito principal da Lava Jato. Janot afirma que toda a quadrilha não poderia jamais ter atuado por tanto tempo sem conhecimento e atuação de Lula. Na denúncia, também é apontada a participação de Lula em ações para prejudicar a CPI da Petrobras e depois as investigações da Lava Jato. Leia aqui.
ATUALIZADO EM 14/06/2016 – Este inquérito de Lula foi remetido novamente à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Leia aqui.

OAS, Bancoop e o tríplex no Guarujá

  • O Ministério Público de São Paulo investiga se a empreiteira OAS buscou favorecer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao reservar para a família dele um apartamento triplex no Guarujá (litoral de SP) e pagar por uma reforma estrutural no imóvel no valor de R$ 700 mil. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 23/01/2016 – A investigação em estágio mais avançado. O promotor Cássio Conserino garantiu que o Ministério Público já tem tudo pronto para entrar com ação criminal contra o ex-presidente Lula. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 29/01/2016 – Lula passou a ser oficialmente investigado pelo MP de São Paulo, que intimou ele e sua esposa Marisa Letícia a prestarem depoimentos para esclarecer o caso.
ATUALIZADO EM 09/03/2016 – Lula, Dona Marisa e Lulinha passam a ser réus em ação movida pelo MP de São Paulo. Terão de se explicar por ocultação de bens, lavagem de dinheiro e estelionato. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 04/05/2016 – A juíza Maria Priscila Ernandes Veiga Oliveira transferiu o inquérito para o Ministério Público do Paraná, que conduz as investigações da Lava Jato. “A magistrada argumentou que a competência para julgar o caso é do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato no Paraná, porque as investigações do Ministério Público Federal sugerem que a reserva de um tríplex a Lula foi uma forma de compensação por contratos da Petrobras. E a cessão do apartamento ao ex-presidente era o principal crime citado na denúncia, destacou a juíza”.Leiam aqui e aqui.
ATUALIZADO EM 14/06/2016 – Este inquérito de Lula foi remetido novamente à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, após ficar nas mãos de Teori Zavascki. Leia aqui.

Instituto Lula

ATUALIZADO EM 22/02/2016 – Na Operação Acarajé, 23a fase da Lava Jato, o Instituto Lula é apontado como receptor de R$12,4 milhões da Odebrecht. A prova está em planilhas colhidas pela Polícia Federal na sede da construtora. Vejam aqui.
ATUALIZADO EM 04/03/2016 – O Instituto foi alvo da 24a fase da Lava Jato. Leiam aqui. Também descobriram que os arquivos que sumiram do instituto estavam escondidos em uma outra mansão. Leiam aqui.

Operação Zelotes

  • Lula foi intimado pela PF para responder a questionamentos levantados pela Operação Zelotes. Leiam aqui.
ATUALIZADO EM 05/02/2016 – Lula passou a ser oficialmente investigado pela Operação Zelotes. Ele terá de se explicar quanto à sua participação no esquema de venda de medidas provisórias.

Compra de Pasadena 

  • Cerveró, ex-diretor da Petrobras, revelou que os milhões rasgados na compra de Pasadena renderam propinas à campanha de Lula. Relembrem aqui. A Justiça dos EUA deve entrar com processo contra todos os responsáveis pelos prejuízos que a Petrobras causou aos acionistas norte-americanos na operação.

FBI

Nenhum comentário: