29 de mai de 2014

O MAPA DA MINA PARA ACHAR OS LADROES DA PETROBRAS

CPMI da Petrobras: PSDB sugere mapa de investigação

28 de maio de 2014
Email Share
mapacpmiBrasília (DF) – O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves , sugeriu nesta quarta-feira (28) um roteiro sucinto para nortear os trabalhos da CPI Mista da Petrobras em razão do pouco tempo para investigar denúncias contra a estatal devido à proximidade do recesso parlamentar. A comissão foi instalada hoje  após 45 dias da leitura de requerimento no Congresso Nacional.
Aécio Neves participou da reunião como líder da legenda na ausência dos senadores Aloysio Nunes Ferreira (SP), que está em viagem oficial a Taiwan, e Cássio Cunha Lima (PB), primeiro vice-líder .
O plano apresentado pelo senador tucano inclui três convocações para que prestem esclarecimentos o ex-diretor Paulo Roberto da Costa (Abastecimento), o ex-diretor Nestor Cerveró (Internacional), autor do parecer tecnicamente falho que levou à compra de Pasadena, em 2006, e o doleiro Alberto Yousseff, preso na Operação Lava Jato, em março passado.
O PSDB também pediu a quebra de sigilo dos três que serão convocados – Paulo Roberto, Cerveró e Yousseff -, além do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, que comandava a petrolífera quando Pasadena foi comprada, e das empresas Labogen Indústria, Labogen Química, Piroquímica Comercial e MO Consultoria, usadas pelo doleiro para remessas ilegais e lavagem de dinheiro.
O último item do mapa do PSDB contém pedido dos autos do processo da Operação Lava Jato e criação de quatro subcomissões, com quatro sub-relatorias, para apurar a compra de refinaria americana, a construção de refinarias, plataformas incompletas e a holandesa SBM Offshore, que aluga navios-plataforma, acusada de pagar propina a funcionários da Petrobras.
Mapa

Para Alvaro Dias (PR), vice-líder do PSDB no Senado, disse que o documento é o “mapa da mina, o caminho das pedras, para mostrar a compilação das denúncias. Certamente aqui encontraremos os responsáveis pelo maior escândalo de corrupção na história desse país.”
O PSDB protocolou 179 requerimentos: 60 são de quebra de sigilo; 48 são de convocações; 65 são cópias de documentos diversos; três são pedidos de depoimentos; um é de convite e outro de criação de subcomissões.
Aécio Neves classificou de hercúleo o esforço para criação da CPMI. Questionado sobre uma ação do governo para impedir as investigações, respondeu:
“Eu acho que podem [base aliada] até barrar (os requerimentos). Talvez tenham maioria para isso, mas não terão como andar nas ruas, não terão como se posicionar nessas próximas eleições. Quem quer essas investigações é a sociedade brasileira”, disse o senador.
Nessa sessão, foram eleitos o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para a presidência da CPMI, senador Gim Argello (PTB-DF) para a vice e o deputado federal Marco Maia (PT-RS) como relator dos trabalhos.
Pelo PSDB, participam como titulares Alvaro Dias (PR) e Mario Couto (PA), e Ruben Figueiró (MS) como suplente.
Do Portal do PSDB no Senado

Fonte:  http://www.psdb.org.br/cpmi-da-petrobras-psdb-sugere-mapa-de-investigacao/

Nenhum comentário: