20 de ago de 2009

EMBRATEL FAZ PROPAGANDA PRO-GOVERNO LULA

19h53 - 20/08/2009
E agora, essa: Embratel faz propaganda pró-governo Lula

e quem fatura é o ministro das Comunicações, Hélio Costa

Não bastasse o dinheiro gasto pelo governo federal em propaganda (aqui), agora uma empresa privada acaba de fazer um comercial para adular o... governo federal.

Trata-se da seguinte publicidade da Embratel:

O narrador do comercial fala claramente: “Por iniciativa do Ministério das Comunicações, que executa o maior programa de inclusão digital da América Latina, milhões de brasileiros que vivem nos lugares mais distantes deste país estão descobrindo a internet via Embratel”.

Esse comercial da Embratel foi captado em Minas Gerais por um amigo do blog. Note bem o Estado: Minas Gerais. Por coincidência, é de lá o ministro das Comunicações, Hélio Costa (filiado ao PMDB). Aliás, ele é pré-candidato ao governo mineiro em 2010.
O repórter do UOL Piero Locatelli telefonou para a Embratel. Segundo a assessoria da empresa, o comercial começou a ser veiculado em julho de 2009 em diversos Estados. A assessoria da Embratel e a Eco MKT & COM, empresa produtora do vídeo, não quiseram fornecer mais detalhes sobre até quando a peça será veiculada ou quanto foi pago pela sua produção e exibição. Claro, são empresas privadas exercendo seu livre direito de elogiar o governo na TV.

Os elogios da Embratel custarão R$ 197 milhões aos cofres da União ao longo dos próximos 5 anos. Esse é o valor estimado do convênio previsto pelo Ministério das Comunicações. Assinado em abril de 2008, a licitação deu ao consórcio liderado pela Embratel os serviços de 1.919 pontos de internet ao redor do país.

O Brasil é um país inovador na área de propaganda oficial. Acabou de ser criada a modalidade paraestatal de publicidade.

A Embratel não quis comentar o fato de o comercial parecer mais do Ministério das Comunicações do que da empresa. Resumiu-se a afirmar o seguinte, por meio de sua assessoria: “O projeto é do Governo Federal e a tecnologia utilizada é Embratel, conforme descrito no próprio comercial”.

Mais uma informação relevante: a Embratel é uma empresa privada, cujo acionista principal é o mexicano Carlos Slim Helu, dono da Teléfonos de México e da Claro. Slim é frequentador da lista de homens mais ricos do mundo, sempre entre os 5 primeiros.


Por Fernando Rodrigues- UOL Noticias

Nenhum comentário: